AnálisesNintendo

TAITO Milestones 3 – Uma coletânea mais interessante e com melhor seleção de jogos | Análise

Analisado no Nintendo Switch


TAITO Milestones 3 é uma compilação de jogos clássicos de arcade desenvolvidos pela Taito. Essa coletânea foi criada em colaboração com a Hamster Corporation e está sendo distribuída pela ININ Games com o lançamento exclusivo para o Nintendo Switch previsto para 10/12/2024.

Após mais de um ano do lançamento da segunda coleção, finalmente temos a Milestones 3. Essa nova coletânea é um pouco menos tímida e ainda com poucos extras, mas a relação de jogos é mais interessante e com certeza irá entregar aquela dose de nostalgia e diversão.

Para quem não conhece ou não se lembra, a Taito Corporation é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de jogos, sendo ela a responsável por apelidar de “Taito” as várias máquinas arcade e centros de jogos por algumas regiões do Brasil. Hoje uma subsidiária da Square Enix, a Taito foi responsável por diversos títulos lançados nas décadas de 70, 80 e 90, com franquias que marcaram os jogadores mais experientes e que agora podem ser revividas por estes e também apresentadas para os novatos através das coletâneas distribuídas pela ININ Games e por outros.

Assim como as duas primeiras coletâneas, a TAITO Milestones 3 também é composta de 10 jogos da desenvolvedora, contudo os gêneros aqui são mais variados e temos beat’em ups, run’n gun e ação/aventura. A coleção traz Bubble Bobble (1986), Rainbow Islands (1987), Rastan Saga (1987), Rastan Saga 2 (1988), Cadash (1989), Champion Wrestler (1989), Runark (1990), Thunder Fox (1990), Warrior Blade (1991) e Dead Connection (1992).

Seguindo os moldes da coleção anterior, apenas quatro jogos ainda não estavam disponíveis para a compra na eShop através do Arcade Archives, sendo estes Runark, Thunder Fox, Warrior Blade e Dead Connection, este último que pela primeira vez chega aos consoles. No geral a seleção é boa e temos experiências que em sua grande maioria podem ser jogadas de forma cooperativa com Runark entregando coop para até quatro jogadores.

A emulação está boa e não encontramos nenhum slowdown ou atraso nos controles. Como de praxe a coleção acompanha algumas melhorias e adições com um emulador que incorpora opções gráficas com ajuste a proporções e tamanhos de tela, filtros de textura, configurações de controles e de máquina, um sistema simples de save state e manuais que ensinam os controles básicos de cada jogo. Não temos muitos extras, sendo que apenas poucos jogos contêm artes e filtros adicionais, além disso o modo online continua limitado a somente placares e o multiplayer é apenas local.

Comparada com as duas outras coletâneas, a Milestones 3 se mostra a mais divertida mesmo com a maior parte dos seus jogos também já estando disponível de forma individual na plataforma. O fato aqui é que a seleção de jogos foi mais bem escolhida, com títulos mais “recentes” que entregam uma experiência mais refinada, sendo que Dead Connection é como uma cereja no bolo desta coletânea.

No final, a TAITO Milestones 3 ainda é uma coletânea tímida, mas sua relação de jogos é mais interessante e a experiência final é mais divertida do que a de suas antecessoras. O preço cobrado continua salgado pois estamos falando de jogos antigos e apesar de termos a estreia de Dead Connection nos consoles, se você não estiver realmente com vontade é melhor esperar por uma promoção.

Confira o gameplay dos jogos da TAITO Milestones 3 no vídeo:

TAITO Milestones 3

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Variedade de jogos
  • Opções gráficas
  • Boa Emulação

Negativos

  • Poucos extras
  • Preços

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo