A Electronic Arts (EA) anunciou hoje (5) a expansão do seu Compromisso de Patentes de Acessibilidade, disponibilizando gratuitamente mais 23 patentes para a indústria de jogos. Entre as inovações estão tecnologias que aprimoram a geração e reconhecimento de fala, além de ferramentas como o plugin IRIS para a Unreal Engine 5, que analisa fotossensibilidade em tempo real.
Destaques:
- 23 novas patentes adicionadas ao compromisso, dobrando o total desde 2021, totalizando 38 tecnologias gratuitas para desenvolvedores.
- Plugin IRIS em código aberto para Unreal Engine 5, permitindo identificar conteúdos potencialmente prejudiciais para pessoas com fotossensibilidade durante os testes de desenvolvimento.
- Tecnologias avançadas incluem:
- Reconhecimento de fala inteligente para melhorar a precisão com base em sotaques e deficiências de fala.
- Geração de fala expressiva personalizada a partir de texto.
- Ajuste musical dinâmico, que altera a trilha sonora com base nas emoções do jogador.
- Alteração de idade vocal, que envelhece ou rejuvenesce a voz sem amostras adicionais.
Acessibilidade como prioridade
Kerry Hopkins, Vice-Presidente Sênior de Assuntos Globais da EA, reforçou o compromisso da empresa:
“Os jogos devem ser acessíveis a todos. Ao compartilhar essas tecnologias, estamos removendo barreiras e promovendo uma experiência mais inclusiva para jogadores em todo o mundo.”
Ferramentas inovadoras já em uso
Além das novidades, a EA continua a disponibilizar ferramentas como:
- Fonttik, para verificar legibilidade de textos em conteúdos visuais.
- O premiado Ping System, de Apex Legends, que facilita a comunicação para jogadores com deficiência auditiva ou dificuldades de fala.
Impacto na indústria
A iniciativa da EA reflete o crescente esforço da indústria para garantir que os jogos sejam acessíveis a milhões de jogadores com deficiência. Recursos como o portal de acessibilidade da EA oferecem suporte adicional para melhorar a experiência de todos os usuários.