HardwareNintendoNotíciasPlayStationXbox

Segmento de games cresce 48,3% em vendas no e-commerce na Black Friday 2024, diz Neotrust Confi; jogos caem 48,9%

Setor como um todo faturou R$ 515,5 milhões em todo o Black November de 2024 no e-commerce brasileiro

A Black Friday de 2024 trouxe resultados expressivos para o mercado de games no Brasil, de acordo com a Neotrust Confi, empresa especializada em inteligência para o varejo online. No dia oficial do evento, 29 de novembro, o faturamento do setor registrou um crescimento de 48,3% em comparação à Black Friday de 2023.

O aumento nas vendas começou a ser percebido já na véspera, com um incremento de 35,9% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro destaque foi o período de dez dias antes da Black Friday, que apresentou um crescimento de 549,8% em comparação ao mesmo intervalo de 2023, possivelmente influenciado pelo feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 2024.

No acumulado de 23 dias antes da Black Friday até dois dias após o evento, o faturamento total do setor registrou um aumento de 29,7%, somando R$ 515,5 milhões no chamado “Black November” do e-commerce brasileiro.

Entre as subcategorias, os consoles de videogame se destacaram como os itens mais desejados, especialmente devido ao seu preço elevado e à natureza planejada das compras. Essa categoria apresentou um crescimento de 27,8% no faturamento em novembro de 2024 em comparação ao ano anterior, alcançando R$ 455,2 milhões. Durante os quatro dias mais intensos da Black Friday (de quinta a domingo), os consoles movimentaram R$ 167,8 milhões, representando um aumento de 29,8%.

Por outro lado, a venda de jogos, tanto em formato físico quanto digital, sofreu uma queda de 48,9% em unidades vendidas no período. A redução é atribuída, em parte, à popularidade de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass, que oferecem acesso a um catálogo diversificado de jogos. Já os acessórios, como controles, cabos e headsets, registraram um aumento significativo de 43,8% no faturamento.

Xbox Game Pass é o serviço de assinatura de jogos preferido entre os jogadores brasileiros

SOBRE A NEOTRUST

A Neotrust é uma empresa do ecossistema Confi focada em soluções de inteligência, somada ao toque humano com tecnologia de ponta para gerar soluções assertivas ao e-commerce gerando confiança de forma simples, transparente, íntegra e neutra para o mercado. A empresa foi fundada por Pedro Chiamulera em 2001 e é referência em soluções antifraude digital no Brasil. Nasceu em 2020 pelo desejo de desenvolver o mercado digital pela confiança entre pessoas e empresas, com informações precisas, eficiência e tecnologia. A Neotrust é a maior fonte de dados e de inteligência sobre o e-commerce brasileiro que acompanha a jornada do consumo em todas as suas etapas, atendendo varejos, indústrias, mercado financeiro e outros segmentos.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo