AnálisesPCPlayStationXbox

Path of Exile 2 – Impressões do acesso antecipado | Análise

Título ainda em desenvolvimento, portando vários pontos deste texto podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Jogo testado no PC


Path of Exile 2 é um ARPG desenvolvido e distribuído pela Grinding Gear Games, hoje uma subsidiária da Tencent. O título atualmente se encontra em acesso antecipado estando disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Sendo a sequência de Path of Exile (2013), o acesso antecipado de Path of Exile 2 nos apresenta a um jogo completamente diferente. Mesmo mantendo o estilo ARPG isométrico, o novo jogo chega com visuais modernos combinados a um estilo de jogo soulslike que com certeza irá deixar a comunidade dividida, mas ao mesmo tempo também irá atrair um público diferenciado.

Não vou focar na história pois atualmente temos só três atos disponíveis, mas basicamente em Path of Exile 2, nós jogamos com um personagem condenado que consegue escapar de sua execução ao se jogar ao mar e acaba acordando em uma praia. O começo do jogo é semelhante ao do anterior e a partir da praia nós embarcamos em uma aventura em busca da Semente da Corrupção que está devastando todo o mundo de Wraeclast. Como dito, não temos muita história e o acesso antecipado nos apresenta apenas aos três primeiros atos com algumas missões secundárias e os NPCs que compõem a base do ciclo de jogo, um formato que não impressiona, mas entrega o suficiente.

Logo de início é possível notar o primeiro grande diferencial desta sequência que são os gráficos. O título está em desenvolvido a vários anos e o resultado final impressiona, temos aqui o que pode ser o ARPG com melhores gráficos da atualidade. Tudo foi refeito e o novo título entrega modelos recheados de detalhes, com mapas grandes e vários efeitos de iluminação e sombra. Os visuais são de encher os olhos, mas atualmente temos alguns problemas relacionados a transparência de objetos e a falta de um contorno para diferenciar os monstros do cenário, fator este que acaba causando confusão em certos ambientes.

Se os gráficos ganharam uma repaginada completa, a jogabilidade agora também está completamente diferente. Esqueça o tradicional excesso de dano com dezenas de monstros sendo eliminados na tela, PoE 2 chega com uma abordagem inspirada no estilo souls, onde qualquer monstro pode te eliminar com poucos ataques e os chefes são repletos de mecânicas de morte instantânea. Por conta do novo estilo o jogo recebeu novidades nos controles com opções de movimentação via WASD no PC e um botão específico para rolar, ação essa que será comum e frequente por conta das mecânicas e da dificuldade.

A nova jogabilidade com certeza irá trazer um público novo para o jogo, mas este definitivamente não é um ARPG tradicional e quem gostou do anterior com certeza irá estranhar o novo estilo. Apesar de interessante, atualmente a nova jogabilidade limita bastante o combate, pois dado a dificuldade e a pequena abertura para dano, o combate corpo a corpo fica no estilo muito risco para pouca recompensa e grande parte das combinações atualmente focam em dano à distância.

O combate estilo souls combinado com a alta dificuldade, também acaba afetando o progresso dado o esquema de loot do jogo. Infelizmente neste acesso antecipado 90% dos itens deixados por monstros não servem para a sua classe e o jogador acaba tendo de contar literalmente com a sorte para conseguir progredir. Para piorar o inventário continua pequeno no estilo dos jogos antigos, além de que a maior parte dos itens dos vendedores não são melhores nem mesmo equivalentes aos do seu level e o custo de tudo é alto, sendo que quase não temos acesso a fonte de ouro e as recompensas são tímidas.

Para facilitar um pouco é possível jogar em coop com amigos ou aleatórios, porém o multiplayer aqui traz um sistema de recompensas global, ou seja, os itens que caem no chão poderão ser pegos por qualquer pessoa do grupo. Por conta do sistema, ao jogar com aleatórios você pode ter seus itens “roubados” e apesar de facilitar os confrontos e progresso, jogar com amigos não é garantia de progressão, pois não temos aumento de recompensas, o que acaba limitando ainda mais a pequena quantidade de itens e você pode acabar passando do chefe para se ver preso na próxima área por falta de itens melhores.

Além das inconsistências citadas acima, este acesso antecipado chega com os típicos problemas de jogos em desenvolvido. Por este motivo espere encontrar, bugs, problemas de conexão, desbalanceamento de classes e atualizações que irão quebrar composições e o pouco conteúdo. Atualmente temos apenas 6 classes disponíveis das 12 prometidas, mas a árvore de habilidades passivas que é um dos símbolos do título continua aqui, agora completamente reformulada e com a possibilidade de reset de pontos através de ouro, quem gosta de testar composições com certeza terá um prato cheio, mas que atualmente ainda está sendo montado.

No final, o acesso antecipado de Path of Exile 2 nos apresenta a um título diferente que alguns vão amar e outros vão odiar. Apesar dos problemas e inconsistências, o título entrega visuais muito bons e um sistema de jogo que na minha opinião é desafiador e divertido, mas fica claro que este também pode ser frustrante. Ao que tudo indica o jogo será gratuito para jogar assim como o primeiro e com monetização através de cosméticos e recursos de qualidade de vida como expansão de baú. Entretanto para jogar o acesso antecipado é preciso comprar um pacote de suporte, este que também fornece moedas para gastar na loja, tudo por um valor que é OK pelo conteúdo atual e prometido para o futuro.

Por conta das mudanças e do atual estado do jogo, eu prefiro recomendar este acesso antecipado somente para quem se interessar e já aviso que temos problemas e é mais interessante esperar por algumas atualizações. Caso não queira ou não possa gastar é só esperar o lançamento final, mas já aviso que pelo atual estado do título, acredito que isso vai demorar.

Confira no vídeo abaixo o gameplay do Acesso Antecipado de Path of Exile 2:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo