AnálisesAnimesFilmesHardwareLife StyleMobileMúsicaNintendoPCPlayStationSériesStreamingVRXbox

JBL Quantum 100M2 – Conforto com ótimo custo-benefício | Análise

Aparelho cedido pela JBL Harman Brasil


Lançados recentemente no mercado brasileiro, os novos headphones Quantum 100M2 da linha gamer da JBL trazem um conjunto competente e de boa qualidade numa faixa de preço superatrativa e pé no chão, mas o que eles oferecem pelo que custam?

Primeiro, vamos conhecer mais do aparelho, a primeira aparição pública dos fones no mercado nacional foi durante a Brasil Game Show 2024, onde junto a outros modelos da JBL algumas unidades do Quantum 100M2 estavam expostas na versão preta e nos modelos dualcolor, sendo lançados algumas semanas depois.

O aparelho vem bem embalado, numa caixa com visual bacana e disposto num berço com seu formato e protegido por um saco de tecido para mantê-lo seguro, além disso, o microfone destacável, espuma de proteção do mic e a documentação padrão estão na caixa.

O JBL Quantum 100M2 é construído todo em plástico, mas não se engane, ele não tem aspecto frágil ou de má qualidade, sua haste superior tem um bom nível de ajuste para o melhor posicionamento na cabeça, além disso conta com área macia em tecido para melhor conforto. O modelo pesa 220g e possui um cabo de 1,2m com a clássica ponta de 3,5mm, essa que é capaz de transmitir e receber sinais de microfone e de som. No que diz respeito aos falantes eles seguem o estilo visual de outros modelos maiores da marca, com formato anatômico que ajusta bem na cabeça e marca JBL exporta do lado externo, no interior são identificadas pelas letras L e R para fácil entendimento de qual o lado certo a ser colocado, sendo L esquerdo e R direito.

Esse modelo já conta com o novo acabamento em tecido para os falantes, apesar de eu ainda não ter usado tempo suficiente pra afirmar com precisão máxima, dá pra imaginar que isso trará pontos positivos e negativos, ou seja, se por um lado o acabamento em tecido é mais confortável, aquece menos evitando assim suor excessivo ele com o tempo pode sujar e ficar com mau odor, coisa que nos modelos que usavam material sintético ou couro não ocorriam, por outro lado aquele tipo de acabamento também tem seus contras, como o caso de ficarem partidos e eventualmente descascar completamente bem como o maior nível de calor que é gerado, sendo assim, só o tempo dirá se essa mudança é algo positivo ou não, mas a primeira impressão é sim de maior conforto tanto no tato quanto térmico, eu gostei bastante do acabamento em tecido.

Visualmente o modelo é bonito, de tamanho mediano ele não é nada exagerado, apresentando proporções agradáveis aos olhos, tanto a haste como a área dos falantes têm um tamanho bom que não vão deixar o usuário com aspecto do Etevaldo ou do Príncipe de Todos os Cosmos (referências meus caros, referências). Já com relação às cores, aí vai depender do gosto, até mesmo por isso ele está disponível em 3 variações, como já citei uma preta e as outras duas com duas cores, sendo um verde clarinho e roxo e outra rosa com roxo, roxo é num tom bastante azulado, dando para chamar ele de lilás dependendo da luz e de como cada um interpreta as cores.

Na parte de funcionalidades ele tem microfone destacável do tipo boom, que é feito em material flexível podendo ser ajustado de forma fácil, além disso, algo que eu gostei muito foi o mecanismo presente na área dos falantes que fazem com que sempre que são colocados numa superfície viram para cima e imediatamente quando levantados voltam a posição padrão para colocar na cabeça, isso ajuda para que o tecido possa sempre “respirar” após o uso, evitando o risco de mau cheiro que eu citei anteriormente. No lado esquerdo do headphone temos a porta para acoplar o microfone, um botão para mutar o mic e uma controle analógico para o volume, algo bastante funcional e bem-vindo.

Em uso ele é OK, nada excepcional, mas também não deixa a desejar, possuindo driver de 40mm e resposta de frequência de 20 Hz até 20kHz ele oferece um bom nível entre graves, médios e agudos, mas em alguns momentos senti como se o som estivesse um pouco abafado, isso foi mais perceptível em músicas, durante gameplay não foi algo que notei. Falando em gameplay, por contar com o tradicional plug 3,5mm o JBL Quantum 100M2 pode facilmente ser ligado aos consoles através de seus controles, no caso de PS4 e PS5 e dos Xbox Series X | S, no Nintendo Switch ele pode ser ligado diretamente ao aparelho. No PC é direto também, já em dispositivos móveis vai depender se o seu aparelho ainda conta com essa porta, caso contrário é necessário o uso de um adaptador. Em dispositivos de VR o caso é o mesmo dos smartphones. O modelo ainda conta com certificação do aplicativo Discord, garantindo que ele cumpre os requisitos recomendados pelo aplicativo para o seu uso.

Abaixo deixo as especificações do modelo para aqueles que conhecem bem esse tipo de informação:

  • Tamanho do driver: 40 mm (driver dinâmico)
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
  • Potência máxima de entrada: 20 mW
  • Sensibilidade: 96 dB a 1 kHz / 1 mW
  • Impedância 32 Ohms
  • Resposta de frequência do
  • microfone: 100 Hz a 10 KHz
  • Sensibilidade do microfone: -42 dBV a 1 kHz / Pa
  • Padrão de captação do microfone: Direcional
  • Tipo de microfone: Boom destacável
  • Comprimento do cabo: 1,2 m
  • Peso: 220 g

Em resumo, o JBL Quantum 100M2 é um produto de boa qualidade que entrega aquilo que ele custa, com alguns mimos a mais, como o caso do controle de volume e mutar o microfone pelo botão nele, o acabamento é bom, confortável e a qualidade sonora tem a qualidade da JBL pela faixa de preço que ele se encontra, o caso de ter os falantes com revestimento em tecido é ao mesmo tempo um ponto bom como pode ser ruim, mas isso só o tempo dirá, a escolha de cores são um pouco ousadas, mas isso não significa que eles sejam feios, longe disse, no geral, um ótimo custo-benefício com qualidade compatível com o que custa, vale o investimento.

JBL Quantum 100M2

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Ele tem um som bom e é confortável
  • O controle de volume e mutar o mic
  • O preço dele é bom pelo que entrega
  • O acabamento em tecido oferece melhor controle térmico
  • Opções de cores

Negativos

  • O acabamento em tecido pode ser um problema futuramente
  • As cores são poucas variadas
  • O modelo branco que aparece no site não aparece para compra

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo