A indústria dos games atravessa um período de crescimento exponencial, impulsionada pela paixão dos jogadores e pelo impacto de streamers e influenciadores digitais. Com milhões de seguidores, esses criadores de conteúdo têm a capacidade de moldar tendências e influenciar as decisões de compra de seus públicos. Um estudo de 2023 realizado pelas agências Hootsuite e We Are Social apontou que o Brasil lidera o ranking global de adesão a influenciadores, com 44,3% dos usuários de internet acompanhando criadores. Essa ampla aceitação reflete o potencial das parcerias estratégicas para alcançar novos públicos e gerar resultados expressivos para as marcas.
“Acredito que o sucesso de cada marca está ligado à sua capacidade de se conectar com seu público. Por meio de parcerias com os influenciadores digitais é possível entender as demandas do público e impulsionar suas campanhas para que elas alcancem quem querem atingir de forma assertiva e estratégica”, ressalta Yuri “Fly” Uchiyama, CEO e fundador da Gamers Club, maior hub da comunidade gamer na América Latina.
O mercado de games, em constante expansão, aliado a um público altamente engajado, apresenta inúmeras oportunidades. Uma pesquisa publicada em maio de 2024, pela ODM Ground e pela Nielsen Media Research, revelou que 84% das pessoas utilizam as redes sociais como referência para decisões de compra. Assim, ao aliar marcas a criadores de conteúdo, é possível desenvolver estratégias sólidas e alcançar resultados significativos, como:
Conexão com o público-alvo
Streamers e influenciadores cultivam comunidades leais e engajadas, formadas por pessoas com interesses e valores semelhantes. Essa proximidade cria um vínculo legítimo entre marcas e consumidores. Ao associar uma marca a um influenciador respeitado, é possível atingir um público segmentado e que confia nas recomendações do parceiro.
Impulso nas vendas
As recomendações feitas por streamers são percebidas como autênticas e confiáveis, devido à relação próxima que mantêm com seus seguidores. Ao integrar produtos em transmissões ao vivo e conteúdos de criadores, a divulgação se torna mais natural e relevante para o público.
Aumento do reconhecimento da marca
Parcerias com streamers possibilitam explorar novos formatos de comunicação, longe das mídias tradicionais. Exibir produtos e serviços em canais com alta audiência e engajamento permite ampliar a visibilidade e atingir nichos onde o influenciador já atua como referência.
Fortalecimento da imagem da marca
Vincular uma empresa a um influenciador que compartilha valores e visão semelhantes fortalece sua reputação e comunica princípios fundamentais ao público, destacando-a em um mercado cada vez mais competitivo.
O segmento de games, combinado com o impacto dos influenciadores, demonstra um cenário promissor para marcas que buscam engajamento e relevância em um público cada vez mais conectado e exigente.
Sobre a Gamers Club
A Gamers Club é o maior hub de soluções para esportes eletrônicos do Brasil. Com a maior base de jogadores ativos da América Latina, a GC conecta e fomenta o segmento a partir de conteúdos, campeonatos, premiações, transmissões e muito mais. No segundo semestre de 2024, a empresa anunciou a Gamers Club Gaming Services, vertente B2B que busca incentivar ainda mais o esporte por meio do intermédio entre marcas e publishers com a comunidade gamer, por meio da geração de conteúdos e ações, como consultoria e marketing.