Analisado no Nintendo Switch
Esta chovendo e não vai conseguir ir pra academia? Ou será que está sol demais e você vai ter que ficar em casa? Não deu tempo de lavar as roupas do treino? As desculpas acabaram! Com Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer, lançado pela Nintendo em 5 de dezembro de 2024, é possível se exercitar sem sair do conforto do seu lar. Contando com tradução em português e registro diário das atividades, o título se coloca como um aliado de quem quer começar a sair do sedentarismo ou quem quer fazer um exercício diferenciado em casa.
O jogo se baseia em exercícios físicos inspirados no boxe, onde você deve executar socos de diferentes tipos e em diferentes velocidades para marcar pontos e subir de rank. O jogo explica detalhadamente sobre sua postura, ritmo do seu movimento e muito mais, fazendo com que a experiência se torne bastante imersiva. Obviamente, por se tratar de um Nintendo Switch, com sensor de movimento baseado em giroscópios nos joycons, apenas o movimento das suas mãos é registrado, mas quem se propõe a jogar um título desses precisa vestir a camisa e dar tudo de si não é mesmo? As instruções, pelo menos, estão lá, com áudio em inglês, mas sempre acompanhados da legenda em português do brasil. É explicado sobre a posição dos pés, os ritmos para cada movimento, como o seu centro de gravidade deve ser alterado para alguns golpes etc. Assim, jogar só mexendo as mãos é possível, porem sem graça e completamente fora do que foi pensado com tantos detalhes pelos desenvolvedores.
Há uma grande variedade de movimentos a serem realizados, e mesmo que à primeira vista o conjunto pareça desengonçado, com algum treino você já sente a naturalidade e começa a realizar as aulas com bastante facilidade. São socos frontais, curvos, ganchos, alongamentos, inclinações de tronco…. Além disso, é possível detalhar em vários aspectos para que você tenha uma experiência bastante personalizada: pode-se inserir sua altura e peso, e estimar uma perda de peso desejada ou então fixar o tempo e a intensidade dos exercícios, ou ainda colocar alguma restrição como estar em dia tal em um lugar com pouco espaço para se movimentar.
É ainda interessante citar o treino adaptado, especialmente pensado para pessoas com restrições em movimentos, tais como nas pernas. Tais exercícios encorajam a movimentação que, nesses casos é mais difícil.
Com relação à sensibilidade do joycon, podemos dizer que apesar de bem competente, o dispositivo não faz milagres. Em algumas sequencias mais rápidas de jabs, ganchos e etc, o sistema simplesmente não consegue detectar com precisão o ritmo dos seus movimentos. Não é algo que ocorre com frequência, mas com certeza perder o seu perfect por algo que não foi culpa sua é bem frustrante.
Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer me lembra bastante um jogo que eu adorava no Nintendo Wii, o Exerbeat, da Bandai Namco. Nele também havia a opção de se exercitar com a temática do boxe, mas, além disso, poderíamos também nos aventurar em passos de hip hop, aeróbica e karatê, por exemplo. Havia também a possibilidade de acompanhar seu progresso e também gamificar sua atividade física. Assim, apesar de eu ter gostado e me divertido muito com o lançamento do Switch, me pegava frequentemente lembrando de como o exerbeat parecia ser muito mais completo e variado. Mas estou apenas contextualizando, voltemos ao Fitness Boxing…
Como todo jogo, principalmente baseado em movimentos, é necessário que hajam recompensas para que fidelizem sua frequência na academia virtual, não é mesmo? Nesse caso, é possível desbloquear musicas de cantores famosos, tais como Madonna e Billie Eilish, além de ser possível obter itens para a customização do seu treinador. Com isso, além do registro da sua frequência e progresso nas atividades, a possibilidade de obter itens cosméticos colecionáveis para alterar o estilo do seu instrutor também é uma ótima estratégia para seguir firme no boxe.
Assim, o jogo não se propõe a ser uma academia em casa, mas sim a ser um suporte ao que você faz na academia, ou então uma introdução a educação física, para que você saia do sedentarismo de forma divertida e com a motivação de não precisar sair de casa, pagar personal trainer ou gastar com roupas de academia até pelo menos sentir que saturou as possibilidades do jogo. Custando 249,00 reais na eShop, o título é uma boa pedida para te incentivar a sair do sedentarismo ou até mesmo divertir as crianças e ajudá-las a gastar a energia em excesso. É um preço justo pelo que oferece, tendo em vista a sua proposta e as ferramentas de personalização dos exercícios, gamificação das atividades (sabemos da necessidade de diferentes estratégias para vencer a preguiça!) e da possibilidade de jogar com amigos e se exercitar juntos!