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CES 2025 – KRAFTON mostra personagens co-jogáveis criados com NVIDIA ACE

Tecnologia CPC desenvolvida junto com a NVIDIA deverá ser aplicada na franquia PUBG e em inZOI

A KRAFTON (CEO Changhan ‘CH’ Kim) revelou sua parceria com a NVIDIA na CES 2025, maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas.

A colaboração reúne as forças da KRAFTON, reconhecida por sua experiência no desenvolvimento de jogos, com a tecnologia de ponta de IA da NVIDIA. A KRAFTON demonstrou inovações da Inteligência Artificial aplicada para jogos que irão redefinir o futuro da indústria global.

Um CPC (Co-Playable Character, Personagem Co-Jogável) é um companheiro de IA que pode interagir com os jogadores através da tecnologia SLM (Modelo de Linguagem Pequena) para jogos, construído com a tecnologia NVIDIA ACE. Ao contrário dos tradicionais NPCs (Personagens Não Jogáveis), CPCs possuem a habilidade de interagir e cooperar com os usuários, pois podem entender e responder às situações do jogo similar a um humano.

A KRAFTON planeja expandir o uso da tecnologia CPC por seu catálogo de jogos, incluindo a franquia PUBG e inZOI para transformar a experiência do usuário.

A CES 2025 marca um ponto importante para a KRAFTON em nosso trabalho com a tecnologia de IA que irá revolucionar a indústria de jogos”, disse CH KIM, CEO da KRAFTON. “Planejamos trabalhar próximos da NVIDIA para seguir com essa transformação da experiência de usuário fortalecida pelas inovações de IA construídas com a NVIDIA ACE, como os CPCs, que devem redefinir o futuro dos jogos”.

Keita Iida, Vice-presidente de relações com desenvolvedores da NVIDIA, disse que “a IA está transformando a maneira que jogos são criados e jogados. Ao trazer nossa inovadora tecnologia de IA, como o NVIDIA ACE, para seus títulos, a KRAFTON está desbloqueando personagens co-jogadores para novas e únicas experiências”.

Desde que estabeleceu a Divisão de Deep Learning em 2022, a KRAFTON já assegurou várias tecnologias de IA valiosas como a LM/NLP (Processamento de Linguagem Natural), 3D Vision & Animation, Síntese de Voz (STT/TTS), RL (Reforço de Aprendizado) e Aprendizado Multi-Modal. Além disso, a KRAFTON tem demonstrado a competitividade de seu departamento de P&D apresentando diversos artigos em conferências internacionais sobre IA, incluindo NeurIPS (Conferência e Workshop sobre Sistemas de Processamento de Informação Neural), ICML (Conferência Internacional sobre Aprendizado de Máquina), e ICLR (Conferência Internacional sobre Representações de Aprendizagem).

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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