Mercado registra queda de jogos físicos e assinaturas em alta

Serviços de assinatura crescem 12% enquanto vendas físicas despencam 34,5% no Reino Unido.

O mercado de jogos no Reino Unido em 2024 reflete uma mudança de hábitos entre os consumidores, com o digital ganhando mais força. Relatórios da Entertainment Retailers Association (ERA) destacam a queda de 34,5% nas vendas físicas e um ligeiro declínio de 1% nas vendas digitais. Por outro lado, os serviços de assinatura cresceram 12%, mostrando que modelos digitais baseados em assinaturas continuam sendo tendência no setor.

Setor gaming perde força, mas mostra resiliência

No total, as receitas do setor de jogos em 2024 foram de 4,6 bilhões de libras, uma queda de 4,4% em comparação com 2023, apontando para um mercado em desaceleração. Este desempenho coloca os jogos atrás do setor de vídeo, que gerou 5 bilhões de libras, mas ainda muito à frente do mercado musical, que arrecadou 2,4 bilhões.

Segundo Kim Bayley, Diretor Executivo da ERA, a desaceleração não é motivo de surpresa, já que o mercado passou por um crescimento acelerado nos anos anteriores:

“Após o crescimento acelerado dos últimos anos, não é surpreendente que o mercado dos videojogos tenha abrandado, mas continua a ser um gigante. Apesar das vantagens dos modelos de negócio digitais para as produtoras, acreditamos que o formato físico ainda tem um papel a desempenhar.”

A queda nas vendas físicas, de acordo com a ERA, pode ser parcialmente explicada pelo desempenho de Hogwarts Legacy em 2023.

EA Sports FC 25 domina, mas em formato digital

Em 2024, o título mais vendido no Reino Unido foi EA Sports FC 25, com impressionantes 2,9 milhões de unidades comercializadas. Porém, um dado interessante é que 80% dessas vendas ocorreram em formato digital, reforçando a transição do consumo para modelos não físicos.

Enquanto a ERA reconhece a força do digital, a organização também destacou que o formato físico ainda tem relevância, servindo um público importante.

O que esperar de 2025?

Embora o mercado tenha registado queda em 2024, as previsões para o próximo ano são muito otimistas. A estreia da nova consola Nintendo Switch 2 e o aguardadíssimo GTA 6 da Rockstar são apontados como motores de impulso para as vendas. Esses lançamentos prometem não apenas reacender o entusiasmo dentro da comunidade gamer, mas também gerar uma recuperação para a indústria como um todo.

Além disso, com crescimento dos serviços de assinatura digital e a chegada de novos modelos de hardware acelerem ainda mais a transição para o mercado digital.

Sair da versão mobile