HardwareNotícias

TCL prepara expansão no Brasil com foco em TVs de tela grande

Gigante chinesa planeja nova fábrica no país, reforça investimentos em smart TVs de grande tamanho e mira em novas categorias de produtos

A TCL, segunda maior fabricante de TVs do mundo, anunciou planos de expandir sua atuação no Brasil, visando fortalecer sua participação no mercado de TVs e ampliar sua presença em outras categorias de produtos, como eletrodomésticos. Em 2023, a empresa registrou um faturamento global de US$ 40 bilhões e alcançou uma receita bruta de R$ 5,2 bilhões no mercado brasileiro.

Presente no Brasil desde julho de 2016, a TCL opera por meio de uma joint-venture com a SEMP, pioneira no mercado nacional de eletroeletrônicos e responsável pela fabricação dos primeiros aparelhos de rádio e TV no país. A parceria deu origem à TCL SEMP, que oferece ao mercado brasileiro produtos como TVs, soundbars, condicionadores de ar e itens da linha branca. A joint-venture conta com duas fábricas localizadas em Manaus (AM), um centro de distribuição em Cajamar (SP) e um escritório em São Paulo.

Eason Cai, CEO da TCL SEMP
Eason Cai, CEO da TCL SEMP

“O mercado brasileiro é essencial para os planos internacionais de expansão da TCL”, destaca Eason Cai, CEO da TCL SEMP e presidente da TCL Latin America Business Group. A companhia já realizou investimentos de mais de R$ 150 milhões em sua fábrica de TVs no Brasil, com capacidade de fabricação de 3,5 milhões de unidades por ano. Já sua fábrica de ar-condicionado, que tem capacidade de produzir 1 milhão de produtos anualmente, recebeu investimentos de R$ 31 milhões. O resultado foi um crescimento de 100% em ambos os setores no último ano.

A aposta em TVs de tela grande é um dos pilares da estratégia da TCL SEMP. A empresa lançou recentemente no Brasil a TCL Ultimate 4K QD-Mini LED TV X955 Max, TV de 115 polegadas, a maior do mundo em sua categoria. “Como parte de nossa estratégia, a TCL adotou o slogan Time To Go Big, para reforçar a comunicação em seu extenso portfólio, expansão e o foco em telas grandes, que já proporcionam aos nossos consumidores, parceiros e clientes incríveis experiências imersivas, com telas cada vez maiores e melhores”, destaca o CEO da TCL SEMP.

Daniel Sun, CTO da TCL Industries, enfatiza os investimentos globais da empresa em inovação e tecnologia, destacando a estratégia de consolidar a TCL como uma gigante nos mercados B2B e B2C. “Seguimos investindo em inovações para oferecer produtos com alta qualidade e competitividade”, explica Sun. A empresa investiu US$ 216 bilhões globalmente em semicondutores para displays e recentemente adquiriu a fábrica de telas de cristal líquido (LCD) da LG Display em Guangzhou, China.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo