
Jogo testado no PC
Solasta II é um RPG de combate em turnos que está sendo desenvolvido pela Tactical Adventures. O título ainda está sem desenvolvimento e não temos uma data de lançamento confirmada, contudo é possível jogar uma demo que nos apresenta a proposta e as mudanças desta sequência.
Lançado em acesso antecipado em 2020 com sua versão final chegando aos PCs em 2021 e posteriormente aos consoles, Solasta é um RPG baseado no sistema D&D 5e que trouxe uma jogatina divertida e que agradou grande parte dos fãs do gênero. O título é divertido e com o sucesso ele recebeu conteúdo adicional através de DLC, agora temos a sequência que chega mantendo a base da jogatina, mas melhorando e muito os visuais.
Jogamos a demonstração antecipadamente e a história segue uma trama pré-definida que não representa os personagens da versão final, sendo apenas uma forma de apresentar os novos recursos para os jogadores. A demo é curta e aqui nós iremos acompanhar um grupo de quatro aventureiros que estão à procura de uma amiga e após alguns acontecimentos, o grupo acaba encarregado de procurar a causa de uma série de terremotos que estão acontecendo no local e que podem estar ligados ao aparecimento de um Dragão.
Como dito a trama é curta, mas apesar da pequena duração, nós somos apresentados a algumas mecânicas de jogo que incluem conversas onde teremos de resolver conflitos na vila inicial e algumas situações para evitar ou não o combate. O sistema traz a velha checagem de status com rolagem de dados para definir algumas opções de conversas.
A jogatina continua com o mesmo sistema de combate em turnos baseado na quinta edição de D&D. Os confrontos são regidos por turnos e a ordem de ataque dos personagens é baseada nos status de cada um, podemos realizar duas ações em cada turno, como movimento e ataque, sendo que algumas especiais consomem o turno. Assim como no antecessor a rolagem de dados é feita para tudo e o sistema está um pouco desbalanceado com porcentagem baixa de acerto tendo sucesso e altas porcentagens errando no estilo XCOM. No geral o ritmo de combate continua lento e não temos opção de acelerar o tempo durante o turno do inimigo, fato que deixa alguns confrontos enjoativos devido a quantidade de inimigos fracos presentes e o tempo gasto com a CPU pensando durante o turno destes.
O grande diferencial do título com certeza é a nova engine. O primeiro jogo foi feito na Unity, já Solasta II chega com a Unreal Engine 5 e todos os recursos visuais e problemas técnicos do motor. Esqueça os modelos feios e pouco detalhados do primeiro jogo, esta demo chega com visuais impressionantes, temos cenários bem construídos com modelos repletos de detalhes com um bom uso da paleta de cores e dos efeitos de iluminação. Todos os personagens no geral estão bem feitos para a demo e temos diferentes raças e detalhes em cada um destes, seja nas pinturas faciais ou até detalhes nos itens, armaduras e roupas. Assim como em outros títulos que utilizam este motor, infelizmente também temos problemas de desempenho que incluem quedas de quadros, stutters e até crashes, para rodar acima de 60 quadros é preciso uma máquina mais potente, mas lembrando que esta é só uma demo e os desenvolvedores terão tempo para tentar otimizar o desempenho.
No final, as primeiras impressões da demonstração de Solasta II nos deixou com uma visão bastante positiva, mas a duração é curta e o conteúdo é bastante limitado, por isso não é possível conferir a criação de personagens nem mesmo o modo cooperativo, ambos que não estão disponíveis aqui. De toda forma, se você gostou do primeiro jogo ou gosta do gênero é melhor adicioná-lo à sua lista de desejos, pois o título promete.