
PlayStation 5 lidera vendas nos EUA em janeiro, apesar da queda do mercado
Vendas de consoles caíram 45%, mas PS5 segue no topo.
O mercado de consoles registrou forte queda em janeiro de 2025, mas o PlayStation 5 lidera as vendas nos Estados Unidos. Segundo a Circana, as vendas de hardware despencaram 45% em relação a janeiro de 2024, tornando este o pior janeiro desde 2020, com arrecadação de US$ 205 milhões.
Mesmo com uma queda de 38% nas vendas, o PS5 manteve sua posição como o console mais vendido e que mais gerou receita. Por outro lado, os números da Xbox Series X|S caíram 50%, enquanto o Nintendo Switch registrou a maior queda, 53%.
PS5 Pro vende abaixo da PS4 Pro
O PS5 Digital Edition representou 49% das unidades vendidas no mês passado. No entanto, o modelo PS5 Pro está sendo vendido em um ritmo de vendas abaixo do PS4 Pro no mesmo período. Nada muito fora do esperado, já que o alto preço e o público mais nichado podem ser os principais motivos desse desempenho.
Preferência por consoles digitais cresce no Xbox
Os consoles da família Xbox Series também sofreram redução drástica de vendas (-50%) em relação ao ano passado. Um dado relevante é que 88% das unidades vendidas foram versões totalmente digitais. O Xbox Series X ainda responde por quase metade das vendas da plataforma, mas o modelo Xbox Series X branco digital tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.
Call of Duty: Black Ops 6 domina as vendas de jogos
Em relação ao software, Call of Duty: Black Ops 6 foi o jogo mais vendido do mês. Outros destaques incluem Madden NFL 25 e Final Fantasy VII Rebirth, que, impulsionado pelo lançamento da versão de PC, saltou do 56º para o 3º lugar no ranking mensal, enquanto seu pacote com o primeiro jogo apareceu na 16ª posição.

A mudança no comportamento dos jogadores
Outro fator relevante para a queda no mercado é o declínio da compra de jogos entre os jogadores casuais. Segundo Mat Piscatella, da Circana, a maioria dos jogadores nos EUA não compra nenhum jogo por ano. Os principais dados apontam que:
- 30% dos jogadores não comprarão nenhum jogo em 2025
- 18% compram apenas um jogo a cada seis meses, geralmente Call of Duty ou jogos de esportes
- 12% compram um jogo por mês
- Apenas 4% compram mais de um jogo por mês
Isso significa que a maioria dos jogos está sendo vendida sempre para um mesmo grupo restrito de consumidores, o que cria desafios para os grandes estúdios.
Fortnite: o monstro da indústria
Piscatella destacou um fator importante: muitos jogadores passam o ano inteiro jogando Fortnite, sem necessidade de comprar lançamentos. Esse comportamento impacta diretamente as grandes editoras, que precisam competir por tempo de jogo e não apenas por vendas unitárias.
Mesmo com o PlayStation 5 na liderança em vendas, a forte retração do mercado indica uma possível desaceleração do setor de consoles. A preferência por versões digitais dos consoles e a falta de jogos capazes de tirar a atenção de fenômenos como Fortnite representam um grande desafio para as empresas. O que nos resta agora é observar como Sony, Microsoft e Nintendo reagirão a essa mudança de comportamento dos jogadores nos próximos meses.