NintendoNotíciasPCPlayStationXbox

PlayStation 5 lidera vendas nos EUA em janeiro, apesar da queda do mercado

Vendas de consoles caíram 45%, mas PS5 segue no topo.

O mercado de consoles registrou forte queda em janeiro de 2025, mas o PlayStation 5 lidera as vendas nos Estados Unidos. Segundo a Circana, as vendas de hardware despencaram 45% em relação a janeiro de 2024, tornando este o pior janeiro desde 2020, com arrecadação de US$ 205 milhões.

Mesmo com uma queda de 38% nas vendas, o PS5 manteve sua posição como o console mais vendido e que mais gerou receita. Por outro lado, os números da Xbox Series X|S caíram 50%, enquanto o Nintendo Switch registrou a maior queda, 53%.

PS5 Pro vende abaixo da PS4 Pro

PS5 Pro ajuda PlayStation ficar em primeiro lugar em novembro nos EUA.

O PS5 Digital Edition representou 49% das unidades vendidas no mês passado. No entanto, o modelo PS5 Pro está sendo vendido em um ritmo de vendas abaixo do PS4 Pro no mesmo período. Nada muito fora do esperado, já que o alto preço e o público mais nichado podem ser os principais motivos desse desempenho.

Preferência por consoles digitais cresce no Xbox

xbox series

Os consoles da família Xbox Series também sofreram redução drástica de vendas (-50%) em relação ao ano passado. Um dado relevante é que 88% das unidades vendidas foram versões totalmente digitais. O Xbox Series X ainda responde por quase metade das vendas da plataforma, mas o modelo Xbox Series X branco digital tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Call of Duty: Black Ops 6 domina as vendas de jogos

Em relação ao software, Call of Duty: Black Ops 6 foi o jogo mais vendido do mês. Outros destaques incluem Madden NFL 25 e Final Fantasy VII Rebirth, que, impulsionado pelo lançamento da versão de PC, saltou do 56º para o 3º lugar no ranking mensal, enquanto seu pacote com o primeiro jogo apareceu na 16ª posição.

Jogos mais vendidos em Janeiro 2025 nos EUA
Crédito imagem: Circana

A mudança no comportamento dos jogadores

Outro fator relevante para a queda no mercado é o declínio da compra de jogos entre os jogadores casuais. Segundo Mat Piscatella, da Circana, a maioria dos jogadores nos EUA não compra nenhum jogo por ano. Os principais dados apontam que:

  • 30% dos jogadores não comprarão nenhum jogo em 2025
  • 18% compram apenas um jogo a cada seis meses, geralmente Call of Duty ou jogos de esportes
  • 12% compram um jogo por mês
  • Apenas 4% compram mais de um jogo por mês

Isso significa que a maioria dos jogos está sendo vendida sempre para um mesmo grupo restrito de consumidores, o que cria desafios para os grandes estúdios.

Fortnite: o monstro da indústria

Piscatella destacou um fator importante: muitos jogadores passam o ano inteiro jogando Fortnite, sem necessidade de comprar lançamentos. Esse comportamento impacta diretamente as grandes editoras, que precisam competir por tempo de jogo e não apenas por vendas unitárias.

Mesmo com o PlayStation 5 na liderança em vendas, a forte retração do mercado indica uma possível desaceleração do setor de consoles. A preferência por versões digitais dos consoles e a falta de jogos capazes de tirar a atenção de fenômenos como Fortnite representam um grande desafio para as empresas. O que nos resta agora é observar como Sony, Microsoft e Nintendo reagirão a essa mudança de comportamento dos jogadores nos próximos meses.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo