
40% do tempo dos jogadores no PS5 e Xbox Series X|S é gasto em jogos live service
Pesquisa revela domínio de títulos duradouros e desafios para novos lançamentos.
Um levantamento realizado pela Circana (antiga NPD), liderado pelo analista Mat Piscatella, revelou que 40% do total de tempo de jogo gasto no PS5 e Xbox Series X|S nos EUA no último mês foi dedicado a apenas 10 jogos live service.
Além disso, mais de 70% dos usuários ativos dessas plataformas jogaram pelo menos um dos 10 títulos mais populares em janeiro. Esse domínio gera preocupações para desenvolvedores e publishers, pois dificulta a penetração de novos lançamentos no mercado.
O impacto de jogos live service na indústria
Piscatella observou que desde 2021 o mercado de games nos EUA atingiu seu pico em termos de gastos, número de jogadores e horas jogadas, mas a quantidade de jogos lançados permanece alta. No entanto, se os jogadores passam a maior parte do tempo nos mesmos jogos, novos títulos têm menos chances de conquistar uma base sólida.
“Os jogos live service estão absorvendo uma grande parte do tempo disponível. O problema é que é difícil competir com algo gratuito, desde que seja bom.” – Mat Piscatella
O analista destacou que antes os jogadores migravam constantemente entre grandes lançamentos e outros jogos recém-chegados ao mercado. Agora, as produções live service sugam o tempo de jogo, restringindo o espaço para experiências novas.
Jogos mais antigos ainda dominam o mercado
Um relatório do ano passado reforçou essa tendência, mostrando que 66 jogos foram responsáveis por 80% de todo o tempo gasto em games em 2023, sendo que 60% desse tempo foi investido em jogos com seis anos ou mais.
Além disso, apenas cinco títulos (Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox) responderam por 27% de todo o tempo de jogo.
Mudança para o digital e desafios para novos jogos
Outro fator impulsionando o domínio dos jogos live service é a transição do físico para o digital. Dados da Circana revelam que os gastos com jogos físicos nos EUA caíram mais de 50% desde 2021. Isso ocorre devido a:
- Conexões de internet mais rápidas
- O crescimento das lojas digitais nas plataformas
- O modelo de microtransações nos jogos live service
O que pode mudar esse cenário?
Piscatella comentou que muitos apostam nos grandes lançamentos de 2025 e na chegada de novos consoles, como o esperado Switch 2, para reverter essa tendência e dar fôlego aos títulos inéditos.
No entanto, fica claro que o mercado está cada vez mais consolidado em torno de jogos duradouros, forçando as desenvolvedoras a repensarem como atrair e manter a atenção do público diante desse cenário competitivo.