Assassin’s Creed Shadows – Criativamente ambicioso e tecnicamente competente! | Análise
Assassin’s Creed Shadows é um jogo com potencial exploratório bastante satisfatório, e a liberdade que ele oferece é uma de suas características mais marcantes.
Analisado no PlayStation 5
Assassin’s Creed Shadows é um jogo que representa mais do que um novo capítulo dentre seus títulos mais famosos. Após Valhalla e Mirage que obtiveram sucesso, a Ubisoft deu uma atenção mais que especial, adiando o game duas vezes, para que ele recebesse o devido polimento e chegasse completamente exuberante em seu lançamento. Acerca de um lançamento tão polêmico, não é necessário ser um gênio para saber que Yasuke, um dos protagonistas, geraria muita crítica. Honestamente, sendo gamer e acompanhando superficialmente postagens sobre esses assuntos, as reações foram bem esperadas, estranho seria se não houvesse comoção negativa sobre algo que se trata de ficção.
Quando tivemos conhecimento de que Yasuke seria jogável, uma parcela muito grande do público torceu o nariz, criticou o estúdio, prometeu boicote, desferiu palavras que jamais devem ser replicadas, mas o que fica é: Yasuke é um excelente personagem que agrega muito ao universos de Assassin’s Creed, com uma jogabilidade única, apresentando um estilo diferente de Naoe, se tornando um ponto histórico interessante, que permite e oferece um panorama narrativo amplo mesmo com tão poucas informações disponíveis na literatura.
Pois bem, falando especificamente do jogo em questão, logo de inicio somos apresentados a Diogo, um homem de pele negra que acompanha missionários católicos Portugueses que tem o intuito de expandir suas atividades cristãs no Japão. Entretanto, para obter essa aprovação, eles dependem da boa vontade de Lorde Oda Nobunaga e é a partir desta negociação que acompanharemos o desenrolar dessa história.
Diogo que em breve passará a atender por Yasuke é fundamental para que a negociação corra bem, uma vez que seus instintos guerreiros chamam a atenção de Lorde Oda Nobunaga. Para que seja aceito o pedido dos Portugueses, Oda Nobunaga pede que Diogo passe a lhe servir. A partir daí, já temos um vislumbre do personagem já paramentado como um Samurai que acompanha seu senhor durante um covarde massacre na região de Iga.
Naoe, uma ninja Igana tradicional ainda em treinamento faz sua aparição, oferecendo um ponto de vista interno do massacre, o qual ela recebe a ordem de seu pai para proteger um artefato antigo com o símbolo da Ordem que está escondido em uma caverna. Infelizmente, Naoe falha em sua missão, e o tal artefato é roubado por um homem misterioso e mascarado que deixa uma cicatriz em seu rosto. Porém, Naoe se recupera após algum tempo, se coloca novamente em ação, recupera a caixa para simplesmente perde-la novamente, só que agora, para um exército de samurais e ninjas veteranos, que são claramente um grupo que representa interesses políticos e de guerra que estão relacionados a unificação do Japão. Assim como em Odyssey e Valhalla, a protagonista precisa caçar essas figuras, tornando isso uma peça chave na narrativa, tornando sua execução, um fator essencial para compreensão da história como um todo.
Assassin’s Creed Shadows é um jogo com potencial exploratório bastante satisfatório, e a liberdade que ele oferece é uma de suas características mais marcantes. Dito isto, vamos falar do sistema de furtividade que foi renovado, possibilitando agora o uso de sombras para se esconder. Além dessa nova habilidade, Naoe e Yasuke podem deitar no chão e se arrastar, nos permitindo ficar ocultos até mesmo em gramas mais baixas, entretanto, Naoe é a mais habilidosa dos dois, sendo a única personagem capaz de realizar os famigerados assassinatos da série, usando como base, seu tamanho relativamente menor, que possibilita que a mesma se camufle com mais eficácia nos cenários.
A história se concentra exclusivamente no enredo de Naoe, e quando você pensa que não verá mais o Yasuke, a jornada muda e você passa a controlá-lo e é incrível essa troca de narrativa. Enquanto a Naoe busca vingança, Yasuke busca redenção e essa atmosfera é muito bem amarrada com detalhes de acontecimentos e riqueza de explicação histórica dentro do contexto que o jogo apresenta. É impossível não se conectar com ambos os protagonistas. Uma menção honrosa deve ser feita a Junjiro, uma criança que ajuda na recuperação de Naoe em um determinado momento. Esse menino é absurdamente fofo e necessário na trama, toda a história por trás dele faz muito sentido na jornada de Naoe e Interliga sua história com Yasuke. Definitivamente, um dos personagens mais cativantes e interessantes do jogo. Todas as perdas que ele sofreu e a forma como superou e se dedicou a ajudar o próximo enriquecem ainda mais a história de Assassin’s Creed Shadows.
Após a reapresentação de Yasuke na gameplay, é possível alternar entre ele e Naoe a qualquer momento pelo inventário do jogo e isso abre um leque de possibilidades de jogatina. Pra quem curte um jogo mais leve e estruturado em stealth, Naoe é uma opção incrível, suas habilidades são absurdamente bem exploradas, por sua vez, Yasuke se mostra forte e destruidor de portas, permitindo um jogo mais brutal e baseado na violência gratuita com muitas cabeças rolando. O dinamismo de poder trocar de personagens é muito útil aos jogadores, uma vez que é possível poder escolher qual é o estilo que mais lhe agrada. Particularmente joguei mais com a Naoe por motivos de curtir mais stealth e adorar a temática ninja, às vezes que joguei com Yasuke foram muito satisfatórias também, sua jogabilidade é bastante fluida, e como é de se esperar, sua movimentação é mais pesada e marcada, não executando algumas manobras e acrobacias como Naoe, por exemplo, em virtude do peso da armadura.
Ao enfrentar inimigos maiores e mais fortes, senti que Naoe é mais eficaz. Ela é mais ágil e muito mais eficiente em acertar e causar dano, apesar de ser mais fraca que Yasuke. Nos combates, além de mais leve e rápida, ela demonstra muito mais competência no que diz respeito à movimentação e resolução de conflitos. Eu detesto comparar jogos, mas para quem quer um jogo de samurais sobre samurais, vá jogar Ghost of Tsushima, que por sinal é maravilhoso! Assassin’s Creed Shadows é sobre perda, sobre vingança e redenção, e o maior apelo de ação é como ninja. Então todo o hate que a Ubisoft recebeu por ter um personagem negro nesse tema, vai ter que ser engolido, eles não só explicaram porque ele é samurai, como foram muito coerentes e criativos.
Em termos narrativos, precisamos jogar com um ou com o outro, mas em aspectos do mundo aberto em si, é possível alternar entre eles com apenas um botão, sendo assim, você não precisa jogar o game com um estilo de gameplay que não te agrada, podendo decidir quando é o momento mais viável para se esconder nas sombras ou descer o sarrafo em meio mundo.
A dinâmica que novo título da Ubisoft propõe sobre fazer os protagonistas “se conhecerem melhor” é muito interessante e rende momentos de conexão e muito carinho. É bastante satisfatório ver Naoe e Yasuke criando laços após todas as perdas, todos os traumas e horrores que eles viveram. Eu acredito que este Assassin’s Creed é o mais emotivo deles, o que o torna muito especial no que diz respeito a vínculo com o jogador. Definitivamente se tornou meu favorito. O ritual que eles fazem para estabelecer a Liga da Lâmina Oculta tem um apelo emocional bem elaborado para os fãs de Assassin’s Creed. Esse carinho com o Credo é bastante importante, porque ele deixa delineado todo o percurso que a franquia traçou até aqui. Ouso dizer, embasado em um olhar subjetivo, que Assassin’s Creed Shadows é o jogo mais emocionante no quesito drama. Ele com certeza vai te tocar de uma forma diferente dos anteriores.
Graficamente, o jogo está muito realista e bonito, com cenários exuberantes que exploram de forma muito singular toda a fauna e flora do Japão. A variedade de vegetação e solos é muito ampla e fica ainda mais evidente nos pontos de sincronização, que oferecem um vislumbre do mapa ricamente polido e estruturado. De um modo geral, é notável o quanto a experiência foi refinada, quando comparada com títulos anteriores. É possível perceber que a Ubisoft se dedicou integralmente a este projeto, utilizando tempo extra para estabelecer o design dos ambientes, criar inimigos que possuíssem um nivelamento de combate digno, fazendo com que toda a gameplay funcione muitíssimo bem. Durante a minha gameplay, o único problema que encontrei foi a angulação da câmera durante os momentos deitado em telhados, que, nesses momentos específicos deixou a desejar e não permitia um panorama favorável. A beleza do jogo se estende aos personagens também, tanto Naoe quanto Yasuke, são lindíssimos e muito bem aprimorados. Os atributos físicos e estéticos favorecem muito o tipo de beleza singular de cada um.
Em paralelo aos gráficos, temos uma trilha sonora lindíssima e cheia de atitude e estilo, tornando as batalhas, as invasões e os duelos ainda mais emocionantes. As músicas funcionam muito bem como um termômetro para os momentos em que são aplicadas e isso é impossível de passar despercebido. Eu afirmo que é a melhor trilha sonora da franquia. O destaque vai para o momento que Yasuke enfrenta inimigos para chegar até Naoe e Junjiro, a música que tocou ali, meus amigos, me tocou também! E eu fiquei dividido entre ouvir a música e acompanhar a gameplay, de tão linda que foi! A forma como retrataram a cultura e religião nesse jogo é bem delicada também. Embora eu aprecie e ache lindo, não conheço ao pé da letra como funcionam, mas durante a gameplay é possível adorar, aplaudir, orar e prestar reverências a altares. Se tratando de Assassin’s Creed, certamente foram a fundo de tudo o que circunda essa atmosfera, para não serem desrespeitosos. Assim como a dublagem em português-Br que está excelente, sendo possível notar as diferenças com o Português de Portugal que foi apresentado de forma fiel nesse trabalho.
Para finalizar: a impressão que fiquei de Assassin’s Creed Shadows é de que ele é o resultado de um estudo muito bem fundamento pela Ubisoft, que percebeu e validou todo os pontos fortes da franquia e se comprometeu em refiná-los, resultando em um combate divertido e agradável, uma furtividade renovada, fazendo mais sentido dada a narrativa apresentada. O jogo entrega um excelente ritmo narrativo e promove uma gameplay muito agradável, solidificando ainda mais a franquia. Asssassin’s Creed Shadows, definitivamente merecem sua tenção e seu rico dinheirinho.