
A gamescom latam 2025, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo, confirmou a presença de Henk Rogers, fundador da The Tetris Company e uma das figuras mais influentes da indústria de games. Rogers, conhecido por popularizar o clássico Tetris® mundialmente, participará de um painel no dia 2 de maio, moderado pelo jornalista americano Dean Takahashi. O debate abordará a trajetória de Rogers na descoberta e consolidação do Tetris como um fenômeno global, além de seu papel no lançamento do Game Boy da Nintendo. O empreendedor também fará uma sessão de fotos e autógrafos com o público.
Durante o evento, Henk Rogers lançará oficialmente seu livro The Perfect Game – Tetris: From Russia with Love. A obra explora os primeiros passos de Rogers na programação de The Black Onyx, o primeiro grande RPG do Japão, e detalha sua jornada para garantir os direitos de Tetris, que culminou na transformação do jogo em um dos mais vendidos da história.
Mostras de jogos
A gamescom latam 2025 também divulgou os jogos selecionados para duas mostras não competitivas. A primeira, intitulada gamescom latam panorama brasil, apresentará 40 títulos desenvolvidos no Brasil, sendo sete deles criados por estudantes. A mostra permitirá que os visitantes interajam com os desenvolvedores, conheçam detalhes sobre a produção regional de games e experimentem os jogos. Entre os selecionados estão:
- After The End – Red Frog Games
- Astercys – Elsenyh
- ATOMIC PICNIC – BitCake Studio/Mad Mushroom
- Bees vs Zombees – No Serious Games
- Boomies – Split Studio
- Calum – Estudio Escabroso
- Deep Dive – Ninja Games
- Drowned Lake – Monumental Collab/CRITICAL REFLEX
- Endless Tactics – Dead Battery Games
- Exílio de Si – Updog Software
- FROGUE – Wired Dreams Studio
- Ghost Golfing – Sleepy-K
- Ghostless – Coffeenauts
- Honey Bee – Ation Studios
- Hoppin: Buna’s Adventures – Lizard Mountain Studios
- Kriophobia – Fira Soft
- Looppip – Petal Twirl Studio/Dream Stories
- lunr.rdio.taxi – Soin Coletivo
- Monster Meals – Giant Warrior Studio/Dream Stories
- One Card One Shot – Mafia – YAW Studios
- Onikura – Too Dark Studios
- Party Demon – Barely Alive Studio
- Plungeez – Team Zeroth/QUByte Interactive
- RitMania – Garoa Studios
- Saborus – High Room Studio/QUByte Interactive
- Save My Human – Curis Studio
- Shadows of Chroma Tower – Double Dash Studios
- Shard Squad – The Root Studios
- Shield Strike – Statera Studio
- Sunny Trails – Plot Kids
- The Tale of Mara & Moa – Cabana Game Studio/QUByte Interactive
- To Kill a God – Glitch Factory
- Wind Runners – Ludic Studios
- Ivayami – Berço da Névoa (Panorama Estudante) – Hestios
- Au Revoir (Panorama Estudante) – Invisible Studio
- Ecos da Mata (Panorama Estudante) – Poteiga
- Firefighter Gaiden (Panorama Estudante) – Froddo
- Tape Us Out (Panorama Estudante) – Digital Graveyard
- Soulchain (Panorama Estudante) – Moraguma
- The Stochastic Dungeons of Apogee (Panorama Estudante) – Hazard Reign
A segunda mostra, gamescom latam panorama mundo, apresentará 20 jogos de 14 países, incluindo Paraguai, Espanha, França, China e Chipre. Diferentemente da mostra brasileira, os títulos estarão disponíveis apenas online, no site oficial da gamescom latam. Entre os selecionados estão:
- Altered Alma (Espanha) – 2Awesome Studio/CRITICAL REFLEX
- Anima Flux (Estados Unidos) – JollyCo
- Cat Quest 3 (Reino Unido) – The Gentlebros/Kepler Interactive
- Coridden (Suécia) – Aftnareld
- DarkDawn: The Chronicles of a Doll (Paraguai) – Warani Studios
- Deadlock Station (Chipre) – Luxorix Games/CRITICAL REFLEX
- Dobbel Dungeon (Holanda) – Gamepie
- DuneCrawl (Canadá) – Alientrap Games
- Herdling (Suíça) – Okomotive/Panic
- Into the Grid (Espanha) – Flatline Studios
- Jump Ship (Suécia) – Keepsake Games
- KAKU: Ancient Seal (China) – BINGOBELL
- Knock on the Coffin Lid (Chipre) – Redboon
- Last Time I Saw You (Espanha) – Maboroshi Artworks/Chorus Worldwide Games
- Light Odyssey (Coreia do Sul) – SSUN GAMES
- Noreya: The Gold Project (França) – Dreamirl/PixelHeart
- Rogue Loops (Turquia) – Fubu Games
- Split Brain (França) – Shagar and Drumnam
- Vivid World (Japão) – Asobism
- Voidtrain (Chipre) – HypeTrain Digital
Outras presenças confirmadas
Em parceria com a MCR Agency, a gamescom latam anunciou a participação de quatro influenciadores latino-americanos: La Mara (especialista em games, cosplayer e dançarina), JohaanZu, El Mekee e El Neitor. Além deles, já estão confirmados influenciadores como Gaules, Cheff Otto e Mustache, além de personalidades do desenvolvimento de games, como Kassidy Gerber, Alden Kroll e Nathaniel Blue, todos da Valve. Novos nomes serão divulgados até a data do evento.
gamescom latam 2025
A edição de 2025 da gamescom latam contará com a participação de grandes empresas do setor, como Pokémon Go, Warner Bros. Games, Level Infinite, Gravity, Steam, Annapurna Interactive e Devolver. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, promete atrações como campeonatos de e-Sports, meet & greets com criadores, palestras e muito mais. Detalhes adicionais serão divulgados no site oficial e nas redes sociais, com a hashtag #gamescomlatam2025.
Agenda do Evento
- Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 às 21h
- Sábado (3 de maio): das 11h às 21h
- Domingo (4 de maio): das 11h às 20h
Ingressos
Os ingressos estão disponíveis no site oficial, com preços a partir de R140(meia−entrada)paradiasuˊnicos.OpacoteparaosquatrodiasdeeventocustaapartirdeR140(meia−entrada)paradiasuˊnicos.OpacoteparaosquatrodiasdeeventocustaapartirdeR 440 (meia-entrada). Clientes Visa Ourocard Banco do Brasil têm direito a 30% de desconto no valor da entrada inteira. O Ingresso Social, a partir de R$ 170, inclui doações para a SOS Amazônia e a AbleGamers Brasil, organizações que promovem a conservação ambiental e a acessibilidade em games, respectivamente.
A gamescom latam 2025 é realizada com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio master do Banco do Brasil, além de patrocínios da Claro, Seara e TNT. O evento tem parceria com a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), por meio do Projeto Jogos do Brasil. A organização é da gamescom latam, Adesampa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, Omelete Company e Koelnmesse, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.