
Analisado no Nintendo Switch
Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition é um RPG com elementos de ação desenvolvido pela Monolith Soft e distribuído pela Nintendo. O título foi originalmente lançado em 2015 para o Wii U e agora em 20/03/2025 temos sua versão definitiva lançada para o Nintendo Switch.
Seguindo a tendência da Nintendo de lançar remasters e remakes de seus títulos antigos, além de ports do Wii U para o Switch. Xenoblade Chronicles X é o mais novo título a receber uma versão definitiva e após 10 anos de seu lançamento original, X retorna com uma nova versão recheada de melhorias de qualidade de vida, balanceamentos e também conteúdo adicional.
Apesar de fazer parte da franquia Xeno, Chronicles X não é uma sequência nem mesmo uma pré sequência dos outros jogos da série e sim um título com história única, mas que se utiliza do conceito da série. A história aqui se passa em um universo alternativo onde a Terra acabou sendo vítima de um conflito entre duas raças alienígenas. Com o planeta sendo destruído, os seres humanos tentaram escapar do planeta em grandes naves espaciais, mas infelizmente muitas foram destruídas. Como um destes sobreviventes que é resgatado pela tripulação da nave White Whale, nós iremos acompanhar uma aventura no planeta Mira, a nova casa da humanidade onde a White Whale teve de realizar uma aterrissagem forçada após alguns eventos.
A trama é interessante e segue o estilo da série que coloca o jogador para se aventurar em um mundo aberto repleto de segredos e perigos. Temos uma missão principal que vai se desenvolvendo e diversas secundárias, com jogatina e um modo online que deixa o jogo com uma pitada de MMO.
Para quem nunca jogou nenhum jogo da franquia, Xenoblade no geral segue com uma jogatina de mundo aberto e combate semi-action, onde podemos movimentar o personagem livremente, mas nossas habilidades são realizadas escolhendo através de uma barra inferior que nos mostra o tempo de carregamento de cada arte. Tecnicamente não existem itens de cura e para recuperar a vida dos personagens é necessário utilizar habilidades ou realizar combos, ativando as habilidades de acordo com a resposta de seus companheiros.
Chronicles X expande esta fórmula e além do combate a pé com nosso personagem, também temos lutas com mechas, aqui chamados Skells. Além de armaduras de combate, os Skells também servem como veículo, nos dando acesso a locais inacessíveis a pé e assim como nosso personagem, também é possível customizar seus itens, mas não espere usá-los nas primeiras horas de jogo, pois demora um pouco para liberar estes.
A versão original de Chronicles X foi bem recebida na época, mas também criticada por conta de escolhas de design e falta de recursos de qualidade de vida. Esta versão definitiva chega para consertar esses problemas e além de diversos recursos, o jogo também recebe um capítulo adicional que traz uma conclusão para a história e apesar de ser bem vindo eu já adianto que este conteúdo adicional não responde todas as pontas soltas.
Esta versão definitiva chega com diversas melhorias de qualidade de vida e também de combate. As mais importantes são a retirada dos Blade Levels que fazem as escolhas de divisão serem quase que cosméticas e agora o conteúdo que antes era travado no Blade Level é liberado conforme você avança na história principal. Nesta nova versão é possível alternar os companheiros de grupo a qualquer momento com um simples toque no menu e a experiência agora é compartilhada entre todos os personagens, independentemente de estarem no grupo ou não, essas duas melhorias são extremamente bem vindas, visto que no original era preciso encontrar o NPC na cidade para trocar seu grupo e a experiência era travada, o que acabava aumentando o grind desnecessário.
Além destas, também temos outras menores mas que também impactam na jogatina, como a possibilidade de avançar o tempo através do menu, introdução de auto saves e também de mais de um save slot, é possível editar e até resetar nosso personagem, as habilidades receberam um sistema de recarga automática onde é ativar uma habilidade que esteja em recarga gastando pontos de uma barra especial que se recarrega com ataques básicos e por último temos conteúdo adicional que inclui o capítulo novo citado mais acima, novos personagens e também missões.
São 10 anos e uma geração de console entre as duas versões e quando comparado com o original do Wii U, esta nova versão é visualmente superior, mas não por muito. A versão definitiva de Chronicles X chega trazendo uma repaginada nos visuais, temos os mesmos modelos, mas agora mais bem definidos, com cores mais vivas e melhores efeitos de iluminação. No Switch o jogo roda a estáveis 30 FPS e a distância de renderização está nitidamente maior o que acaba criando uma ambientação superior visto que detalhes como a vegetação são renderizados em partes mais distantes do cenário e é claro o jogo também recebeu novos menus com uma fonte maior que deixa tudo mais legível.
Para quem não sabe, o título original tinha um modo online que era tímido para a época. Essa versão definitiva continua com o modo online, onde podemos criar ou entrar em missões com outros jogadores, estas que geralmente envolvem eliminar monstros ou chefes em troca de recompensas. Jogar online é simples e prático e tudo é feito através de um terminal, com a opção sendo liberada logo no início da campanha, porém para jogar online é necessária uma assinatura do Switch Online e quem não tiver terá de se contentar com o modo offline.
No final, Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition é realmente uma versão definitiva deste título. A nova versão expande toda a jogatina original, adicionando conteúdo extra, diversas melhorias de qualidade de vida, além de balanceamentos e correções nos sistemas de jogo. O preço cobrado é salgado, mas desta vez ele vale a pena e eu posso recomendar este título a todos os fãs da série e também para quem procura por um bom RPG.