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Counter Clash: Estratégia minimalista e batalhas intensas chegam ao acesso antecipado do Steam

O desenvolvedor independente Bjenssen, sediado na Holanda, anunciou nesta terça-feira a estreia do jogo de estratégia Counter Clash no Acesso Antecipado da Steam. O título, inspirado em clássicos do gênero RTS como O Senhor dos Anéis: A Batalha pela Terra-média e Age of Empires, é o primeiro projeto comercial desenvolvido individualmente pelo estúdio e publicado pela recém-criada editora The CoLab. A empresa, que busca promover um cenário de publicação mais justo e colaborativo para desenvolvedores independentes, tem como objetivo oferecer um ambiente seguro e criativo para que jogos alcancem seu público.

Com proposta acessível e dinâmica, Counter Clash simplifica elementos tradicionais como construção de cidades, gerenciamento de tropas e upgrades, priorizando a estratégia tática em partidas rápidas. A ambientação mescla referências nostálgicas aos jogos de estratégia dos anos 1990 com um visual moderno e despojado, equilibrando simplicidade para iniciantes e profundidade para veteranos do gênero.

Facções e estilos de jogo únicos

Os jogadores podem escolher entre três facções no lançamento, cada uma com mecânicas distintas:

  • Monceaux: Reino religioso focado em cavaleiros, guerreiros e máquinas de cerco, com habilidades de cura versáteis.
  • Fahad: Cultura nômade que domina forças elementais, utilizando unidades ágeis e magia para ataques devastadores.
  • URA: República de cientistas e mecânicos especializada em superioridade tática e poder de fogo bruto.

O jogo oferece mais de 30 tipos de tropas, além de campanhas exclusivas para cada facção, com missões que exploram narrativas únicas — como a jornada de um rei paranoico, um xamã perdido e um general rabugento. A personalização de estratégias incluem opções para construir defesas, comandar exércitos massivos ou focar em táticas de guerrilha e desenvolvimento de heróis.

Profundidade em simplicidade

Segundo Mark Faulkner, diretor de produção da The CoLab, Counter Clash “apresenta-se como um RTS acessível à primeira vista, mas revela camadas táticas complexas que garantem horas de diversão”. A arte hand-drawn e a jogabilidade fluida complementam a proposta, permitindo partidas curtas ou sessões prolongadas de exploração estratégica.

O jogo já está disponível em Acesso Antecipado na Steam, marcando a estreia da The CoLab como editora comprometida com inovação e apoio a criadores independentes.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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