
Analisado no Nintendo Switch
Snow Bros. 2 é um jogo arcade de plataforma desenvolvido pela Toaplan e lançado originalmente em 1994. Esta versão Special é um remake desenvolvido pela CRT Games e publicado pela Clear River Games no Switch e Gravity Game Arise no PC, ambos com data de lançamento prevista para 10/04/2025.
Para quem não conhece ou não se lembra, a Toaplan foi uma desenvolvedora de jogos japonesa responsável por icônicos shooter de rolagem lateral e horizontal, inicialmente lançados no arcade e depois no Mega Drive. A empresa teve suas operações encerradas em 1994, mas deixou seu nome na história dos arcades e seus jogos vêm recebendo adaptações e até remakes para os sistemas mais novos.
Iniciada em 1990, Snow Bros é uma série de jogos extremamente inspirada no conceito de Bubble Bobble da Taito, colocando o jogador para enfrentar inimigos em um mapa recheado de plataformas e com rolagem vertical. O que diferencia a série, é que ao invés de controlar dragões, nós jogamos com bonecos de neve com o objetivo de resgatar uma princesa que foi raptada. O primeiro jogo era limitado e no controle dos bonecos de neve, o jogador simplesmente precisa evitar danos enquanto ataca os inimigos, os paralisando com neve e criando bolas que podem ser roladas no mapa para causar dano. A sequência chegou em 94 com o título de Snow Bros. 2: With New Elves, este que manteve o conceito e o propósito, mas expandiu a jogatina com novos níveis e agora com quatro diferentes heróis, cada um destes com ataques únicos que facilitam ou não os confrontos.
Chegando para preservar e também expandir novamente a franquia, Snow Bros. 2 Special traz o jogo original e um remake que novamente mantém o conceito e a missão de resgatar a princesa, mas agora não temos só quatro heróis e sim algumas dezenas de personagens desbloqueáveis e novos modos de jogo.
Como dito acima, a jogatina continua seguindo o mesmo estilo do original que coloca o jogador em um mapa recheado de plataformas com o objetivo de eliminar inimigos e sobreviver, contudo, neste remake nós temos uma expansão de todos os elementos. Os mapas foram refeitos com uma inspiração nos originais e temos elementos semelhantes, porém todos eles contam com novidades, sejam na quantidade ou disposição de inimigos, bem como na localização das plataformas.
No original era possível jogar com quatro personagens distintos, este remake traz estes quatro e adiciona mais 31 novos a esta seleção. Os personagens adicionais, nada mais são do que inimigos que você encontra durante a jogatina, eles vão sendo desbloqueados com o tempo e também contam com ataques únicos inspirados nos dos quatro heróis iniciais.
Outra novidade deste remake são os chefes que receberam atualizações em mecânicas e mapas. Acompanhando a repaginada dos mapas de jogo, os chefes também receberam novidades que incluem novos mapas de confronto com mecânicas adicionais e um modo “rage” que se ativa quando a vida destes baixa. Este modo intensifica os ataques e deixa tudo mais frenético pois além das mecânicas do mapa e dos inimigos, também é preciso desviar de novos projéteis e você praticamente precisa eliminar os chefes duas vezes, mas não é nada impossível de se fazer.
O remake continua com o estilo arcade de se jogar e temos o sistema de créditos onde mais “fichas” podem ser adicionadas a qualquer momento e você só verá a tela de game over se quiser. É possível jogar com até quatro jogadores de forma local ou online e agora além da campanha principal, também temos novos modos de jogo, separados entre Survival, Time Attack, Sky Run e Monster Challenge. Os novos modos de jogo expandem a jogatina e é até possível jogar como um chefe em mapas especiais, porém não espere muita coisa pois apesar de novos, os modos adicionais seguem a experiência tradicional e é fácil sentir a repetição.
Além de todas essas novidades e modificações, esta versão Special também chega com novos gráficos e sons. A pixel art do original é substituída por modelos que ainda seguem o estilo, mas agora em um formato HD moderno que traz mais detalhes e uma melhor diferenciação entre os efeitos e o plano de fundo. No áudio temos efeitos sonoros bastante parecidos com os originais, mas a trilha sonora foi refeita e temos músicas diferentes, mas inspiradas no jogo de 94.
No final, Snow Bros. 2 Special é mais um jogo que chega para preservar e também modernizar um clássico do passado, trazendo essa experiência para os sistemas atuais e modernizando seus sistemas e visuais. O preço cobrado é um pouco salgado pelo estilo de jogo e por este motivo eu prefiro recomendá-lo no lançamento para os fãs da franquia ou para quem quiser conhecer esta série, do contrário é melhor esperar por uma promoção.
Confira o gameplay de Snow Bros. 2 Special no vídeo abaixo: