Lançado em Acesso Antecipado no dia 13 de fevereiro, Dark Trip — experiência de horror psicoativo em realidade virtual com elementos de escape room — vem passando por aprimoramentos contínuos com atualizações regulares.
No dia 24 de abril, o jogo alcançará um marco significativo com o lançamento do Episódio 1 na Meta Store. A atualização traz uma experiência completa, alinhando-se à visão final do produto por meio de mecânicas refinadas, expansão de jogabilidade e elementos narrativos imersivos.
Principais recursos do Episódio 1:
- Jogabilidade psicoativa única: resolver quebra-cabeças exige alternar entre estados de sobriedade e alucinações induzidas por drogas, tornando o estado mental do jogador uma ferramenta central.
- Múltiplas soluções para quebra-cabeças: cada sala pode ser concluída sob efeito de alucinógenos ou em sobriedade, com dinâmicas de puzzle e perspectivas narrativas distintas.
- Visuais alucinógenos imersivos: ambientes transformam-se com efeitos visuais vívidos, mecânicas mutáveis e elementos surreais durante a intoxicação.
- Dez salas detalhadas: o episódio inclui dez ambientes meticulosamente projetados, oferecendo cerca de duas horas de jogabilidade.
- Coleta de evidências contextual: pistas variam conforme o estado mental, aprofundando a trama e incentivando a rejogabilidade.
- Locomoção em VR aprimorada: sistema completo de movimento com opções de teletransporte, navegação suave, controles por joystick e interação em roomscale.
- Narrativa Lovecraftiana: história envolve experimentos nazistas, rituais psicoativos, simbolismo sadomasoquista, ocultismo e viagem no tempo.
- Localização em seis idiomas: disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e russo.
O período de Acesso Antecipado permite que jogadores experimentem a proposta única de Dark Trip enquanto colaboram com o refinamento do projeto. A página do jogo na Meta Store está disponível aqui.
Dark Trip chega ao Steam após desafios burocráticos
Há duas semanas, após dois meses de trâmites burocráticos com a equipe de revisão da Steam, o jogo finalmente garantiu uma página na plataforma. Apesar de ser apenas uma lista “Coming Soon“, a Valve exigiu uma versão demo completa devido à narrativa envolver temas sensíveis, como experimentos nazistas. O impasse culminou em um problema técnico: a equipe precisava enviar o build via SteamPipe, ferramenta que só funcionaria após a aprovação da página. Para contornar o paradoxo, os desenvolvedores enviaram o arquivo em um pacote protegido por senha via Google Drive, solucionando a questão. A página na Steam está acessível em:
Vitória no Game Roast do DevGAMM Gdansk 2025
Dois meses antes do lançamento do Episódio 1, Dark Trip venceu o Game Roast do DevGAMM Gdansk 2025, competição humorística em que veteranos da indústria — como Alex Nichiporchik, Jon Carnage e Michael Kuzmin — analisam e “zombam” de jogos indies em desenvolvimento. Os criadores tiveram um minuto para defender o projeto após as críticas, destacando-se na batalha de humor e criatividade.