AnálisesPCPlayStationXbox

Indiana Jones e o Grande Círculo – Indy 2.0 no PS Pro | Análise

Arqueólogo mais famoso dos games mostra sua força no console da Sony.

Analisado no PlayStation 5 Pro


Finalmente Indiana Jones chega ao PlayStation. Isso mesmo, o jogo Indiana Jones e o Grande Círculo chega ao PS5 e PS5 Pro em 17 de abril, depois de seu lançamento em 09 de Dezembro de 2024 no Xbox Series e PC.

Vale lembrar, que sim, é o mesmo jogo, portanto caso você queira saber mais detalhes de história e tudo o que achamos do jogo, sem ser a parte técnica, você pode ler a minha análise aqui.

Nesta análise para PlayStation, vamos focar na parte técnica do jogo e como o jogo se sai no console da Sony. Outro ponto importante a se detalhar, é que ninguém aqui é Analistas e Contadores de Bits, portanto, a nossa análise vai se basear em como um “jogador normal” sentiria ao jogar o jogo da Bethesda e da MachineGames.

Indy PS503

Para terminar essa introdução e para ficar ainda mais justo a comparação, nós jogamos Indiana Jones e o Grande Círculo agora no PlayStation 5 Pro no mesmo setup que foi feito a análise quando jogamos no Xbox Séries X, ou seja, usando o mesmo cabo HDMI e a mesma TV. Além disso, setamos as configurações de imagem e áudio da mesma forma no jogo.

Bom, feito essa breve introdução, vamos ao que interessa e o que nós realmente achamos de Indiana Jones e o Grande Círculo no PS5.

A volta do arqueólogo mais famoso dos games

Indy PS505

Indiana Jones com certeza será o assunto mais quentes desta semana no mundo dos games. Com o lançamento de “Indiana Jones e o Grande Círculo” no PlayStation 5, muitos jogadores estão na dúvida: qual plataforma oferece a melhor experiência para explorar as aventuras do famoso arqueólogo? Nesta análise, vamos desvendar os detalhes técnicos, comparando gráficos, som, desempenho e jogabilidade para ajudar você a decidir onde vale mais a pena vivenciar esta aventura.

Como dissemos anteriormente, o jogo é desenvolvido pela MachineGames em colaboração com a Bethesda (agora parte da Microsoft). Este novo título traz Indy de volta aos holofotes em uma jornada épica. Contudo, mesmo sendo um estúdio sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios, o jogo chega também a plataforma da Sony, como parte do novo alinhamento de praticamente não ter mais jogos exclusivos para o Xbox. No entanto, as diferenças técnicas entre as versões existem e merecem uma análise detalhada.

Resolução e qualidade visual: Pixels que contam a história

Indy PS507

Xbox Series X: Clareza nativa

No Xbox Series X, “Indiana Jones e o Grande Círculo” roda em resolução interna do jogo em torno de 1800p, mas mesmo assim oferece uma incrível riqueza de detalhes. Os ambientes exóticos, desde templos antigos até cidades movimentadas dos anos 30, exibem texturas cristalinas. Apesar de o jogo se manter, em sua grande maioria, em 60 FPS, há muitas cenas em que você percebe a queda para até 30 frames.

Eu particularmente sinto muito esse problema, pois como tenho um pouco de cinetose, a não manutenção de um framerate estável, me provoca um pouco de desconforto ao jogar e senti isso algumas vezes durante minha jogatina no Series X.

A implementação do ray tracing no Series X é particularmente impressionante. O ray tracing em superfícies metálicas e poças d’água parecem quase fotorrealistas, especialmente nas cenas em ambientes fechados. O chicote de Indiana reflete a luz de forma convincente, assim como os artefatos dourados que aparecem ao longo da aventura.

PS5 Pro: O poder do console da Sony

Indy PS506

Não tem como dizer que a Bethesda e a MachineGames fizeram apenas um porte. Não mesmo. Eles realmente trabalharam bastante para esse lançamento no console da Sony, e acabaram por utilizar o poder do PlayStation 5 Pro, para melhorar (ou tentar), a performance. O resultado é que no Pro, o jogo roda em 4K nativo com a presença de ray tracing avançado.

A grande vantagem do PS5 Pro aparece nos efeitos de iluminação global. As cenas com neblina, raios de sol atravessando janelas ou a poeira suspensa dos templos antigos ganham uma dimensão extra de realismo graças ao hardware dedicado para processamento de partículas. Quando Indiana entra em templos empoeirados, o efeito é notavelmente superior nesse console da Sony.

Além disso, percebemos uma melhor nitidez nos pequenos detalhes, onde para ser sincero, fiquei algumas horas olhando pequenos detalhes que na versão do Xbox não eram tão nítidos.

Desempenho e fluidez: A Busca pelo tesouro dos 60 FPS

Indy PS509

Xbox Series X: Consistência em primeiro lugar

Como dissemos anteriormente, em termos de desempenho, o Xbox Series X mantém em sua grande parte do jogo um framerate consistente, mas que em vários trechos percebemos uma grande queda de FPS, podendo chegar até 30 FPS e isso também em cutcenes.

Porém, quando falo de texturas, o jogo no Series X se destaca, praticamente eliminando o “pop-in” (quando texturas de baixa qualidade aparecem antes de carregarem completamente), um problema que encontrei em algumas cenas na versão do PS5 Pro.

PS5 Pro: Velocidade quando mais importa

O PS5 Pro, por sua vez, apresenta algumas vantagens nos tempos de carregamento graças ao seu SSD personalizado. As transições entre áreas são mais rápidas comparadas ao Series X. Para um jogo de aventura com muitas áreas para explorar, esta diferença, embora pequena, pode melhorar significativamente a experiência.

No sentido desempenho, no PS5 Pro o jogo mantém 60 FPS mais estáveis durante sequências de ação intensa, como perseguições ou combates com múltiplos inimigos. Como já disse, para quem tem cinetose, isso é excelente já que na jogatina no PlayStation Pro não senti nenhum desconforto.

Texturas e detalhes: A arqueologia visual

Indy PS508

Acho que para começar é bom deixar claro que a modelagem do próprio Indiana Jones e dos personagens principais é praticamente idêntica em ambas plataformas, com excelente captura de expressões faciais e detalhes de roupas como já mencionada em nosso primeiro review.

Em nossa comparação, podemos notar que no Xbox Series X, as cores são bem mais vivas que no console da Sony, que parece que há uma pequena falta de brilho nas cenas, mais notadas nas cutcenes.

Já o PS5 Pro leva vantagem na densidade de elementos ambientais, deixando tudo mais realista e com qualidade mais elevada que no console da Microsoft, principalmente nos detalhes.

Áudio: O som da aventura

Indy PS504

Xbox Series X: Precisão espacial

O áudio no Xbox Series X aproveita plenamente a tecnologia Dolby Atmos, criando uma esfera sonora impressionantemente precisa. Em sequências de infiltração, é possível determinar exatamente a posição dos guardas através do som de seus passos ou conversas. A icônica trilha sonora de Indiana Jones se beneficia do maior alcance dinâmico, com instrumentos de orquestra soando com excepcional clareza.

PS5 Pro: Imersão tempestuosa

No PS5 Pro, o Tempest 3D AudioTech proporciona uma experiência sonora mais densa, especialmente em ambientes cavernosos ou templos. Os ecos, reverberações e sons ambientes criam uma atmosfera mais envolvente. O feedback háptico do DualSense também adiciona uma camada extra de imersão, que junto com o áudio, causa uma enorme imersão, nos fazendo sentir na pele do arqueólogo.

Interface e controles: Empunhando o chicote

Indiana Jones e o Grande Círculo (3)

A interface de usuário é essencialmente idêntica em ambas plataformas, com menus bem projetados que remetem aos anos 30, época em que o jogo se passa. Contudo, existem algumas diferenças na experiência de controle.

Xbox Series X: Precisão tradicional

O controle do Xbox oferece uma experiência tradicional e confiável. Os gatilhos adaptáveis não são utilizados, mas a precisão dos analógicos do controle Xbox é bom, facilitando nas sequências que exigem mira precisa.

PS5 Pro: Haptics imersivos

Indiana Jones 01

Mas aqui, pra mim vem a principal vantagem do PlayStation 5. O DualSense adiciona uma nova dimensão à jogabilidade através do feedback háptico e gatilhos adaptáveis. Quando Indiana usa seu chicote, você sente a tensão nos gatilhos. Os diferentes tipos de superfície por onde Indiana caminha ou escala, ou até mesmo o uso do isqueiro, são transmitidos através de vibrações sutis e diferenciadas.

E tem mais, a barra de Luz do Dualsense reagem aos acontecimentos do jogo, sendo que se sua vida diminui ela vai ficando mais vermelha e se caso os NPCs estiverem te procurando ela fica mais amarela e começa a piscar e, lógico, verde de estiver tudo em ordem com sua vida.

  • As vibrações do DualSense mudam dinamicamente quando:

    • Indiana usa seu chicote

    • Escala paredes rochosas

    • Desvenda mecanismos antigos

    • Escapa por pouco de armadilhas

Veredito final: Qual é a melhor plataforma para Indiana Jones?

Indy PS502

Após analisar,  Indiana Jones entre as duas plataformas, fica claro que ambas oferecem experiências excelentes, mas com pontos fortes distintos.

O Xbox Series X se destaca pelo acesso via Game Pass, o que representa uma economia significativa para assinantes do serviço, além de cores mais vivas durante o gameplay.

Mas não tem como negar que o PS5 Pro, por sua vez, brilha com tempos de carregamento mais rápidos, densidade ambiental superior, iluminação volumétrica mais impressionante e a experiência tátil única proporcionada pelo DualSense.

Para quem possue Game Pass, o Xbox Series X oferece o melhor custo-benefício para essa aventura. Já para aqueles que valorizam carregamentos rápidos e a imersão adicional do feedback háptico, o PS5 Pro entrega uma experiência ligeiramente superior.

E como a aventura se saiu no PlayStation 5 Pro?

Indiana Jones 13

Como dissemos, Indiana Jones e o Grande Círculo tem sim uma experiência incrível em ambas as plataformas, mas com características técnicas distintas. Porém não tem como não destacar uma melhor estabilidade, carregamentos rápidos e feedback háptico imersivo melhor no console da Sony.

Jogando com as mesmas características de jogo e na mesma TV, usando a mesma calibragem, há sim uma vantagem para o Pro. Nada abismal, mas com certeza em termos que qualidade o PlayStation 5 Pro é o melhor lugar para se jogar Indiana Jones e o Grande Círculo nos consoles. O único ponto onde o Xbox é superior é nas cores, um pouco mais viva no Series X, comparada com a mesma calibragem.

Indiana Jones 08

Apesar de a maioria das pessoas se apegarem na qualidade dos gráficos, a grande diferença pra mim está nos controles. O Dualsense faz, aqui sim, uma enorme difereça de jogabilidade e imersão se comparadas ao controle do Xbox Series.

No final de tudo, mostra que a MachineGames e a Bethesda fizeram um jogo incrível, onde vivenciamos uma das melhores histórias de Indiana Jones dos videogames. Com um lançamento excelente no Xbox, e um trabalho magistral do porte para o PlayStation, podemos dizer que vale muito a pena você entrar nessa jornada, independente da plataforma que escolher.

Indiana Jones e o Grande Círculo

9.3

Nota

9.3/10

Positivos

  • Recursos Dualsense
  • Ray Tracing
  • 60 Frames mais estáveis
  • Aúdio 3D
  • Carregamento mais rápido

Negativos

  • Imagem mais opaca se comparada ao Xbox Series X

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo